6 de jul. de 2012

TRILHA DO MIGUEL

Relato das andanças do Grupo de Caminhadas Brasília-DF pelas bandas de Cristalina- GO

INÍCIO

Como sempre, em nossas caminhadas, formamos um grupo coeso e harmonioso.

Deu tudo certo, desde as combinações iniciais, inclusive na integração dos novos amigos, especialmente o nosso mascote Miguel, garoto esperto, filhote da Solange, que foi o ponto alto do passeio! Animadíssimo, com um banho em cada poço, sorriso permanente e distribuindo simpatia para todos.

Nessa atividade o Grupo de Caminhadas se organizou em dois sub-grupos. O primeiro saiu Sábado pela manhã e outro foi para Cristalina no domingo cedo. Na Programação combinamos:

I – No SÁBADO (30/06): Andanças de Carro para conhecer a Pedra Chapéu do Sol e Cachoeira do Arrojado
II – No DOMINGO (01/07): Trilha pela RPPN Serra Linda dos Topázios, passando pelas inúmeras Cachoeiras do Rio dos Topázios e do Córrego do Areião.

RELATO

- Sábado Saímos de Brasília por volta das 9h30min. E 130km depois em cerca de 2h estávamos em Cristalina-GO, onde paramos para um almoço rápido.

- Antes das 13h seguimos para a Pedra Chapéu do Sol por uma estrada de terra em bom estado e distante cerca de 9km da BR040, onde ficamos por cerca de meia hora para observação e fotos da interessante formação. Em seguida, para um banho, visitamos a Cachoeira do Arrojado, distante outros 12km da Cidade.

Pedra Chapéu do Sol

Cachoeira do Arrojado

- Depois de mais umas compras na mercado local, pouco antes do anoitecer, chegamos à sede da RPPN Serra Linda dos Topázios. À Noite, com muita colaboração na cozinha, fizemos um jantar variado e terminamos jogando conversa fora ao lado da Fogueira (P.S. em local preparado e autorizado pelo responsável local).

Jantar

Fogueira

- No Domingo, após a chega do outro grupo, saímos para a trilha pela Reserva.
- Nos deparamos com formações espetaculares que reafirmam os encantos do Cerrado. Paredões, árvores de todos os portes, veredas, várias cachoeiras com poços para banho, jardins de chuveirinhos por todos os lados e o mais curioso: o Rio Topázio, num bom trecho, corre numa fenda pelo paredão de rocha. Prova de que o Cerrado é bonito o ano todo, em especial agora no início da seca, quando encontramos temperaturas mais amenas, a vegetação fortalecida após as chuvas e muitas flores.

Detalhe da Trilha

Chuveirinho

Céu no dia da Trilha

Rio Topázio

- Chegamos até a Garganta do Rio Topázio de onde a passagem á mais complicada e a idéia de seguir adiante ficou para outra investida. No percurso de volta, paramos no Poço da Diretoria no Riacho Areão com água “Cristalina” e bela paisagem ao redor, para o último banho.

Garganta do Rio Topázio

Poço da Diretoria

Vereda do Córrego Areião

O Cerrado

- Na boca da noite, terminamos o fim de semana com um almoço tardio com as reservas que ficaram da noite de sábado e regado a muitas brincadeiras e promessas de outras trilhas.

QUEM FOI?

Helenize Fernandes, Humberto Coelho, Fabíola Lima, Margareth Sanches, João Carlos, Mara Coelho, Vanessa Amorim, Thawber Henrique, Solange Miguel, Miguel, Flaviane, Paula Regina, Carlos, Rafaela Rocha, Flávio Biriba.

DETALHES da CAMINHADA

- Formato: Circuito
- Início: 9h
- Distância aproximada: 8 km;
- Tempo de Caminhada com todas as paradas: 6h
- Subidas: 340m, Descidas: 340m

AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO CONFORME SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DO GCB:

a. Severidade do Meio – Moderadamente severo com clima seco e forte incidência solar em todo o trajeto.
b. Orientação – Não há sinalização, alguns trechos não tem trilha definida, cumprir co segurança todo o percurso, depende de tracklog, mapa detalhado ou ou acompanhamento de Guia.
c. Grau Técnico – Piso regular com variações que apresentam pedras soltas, algumas elevações em degraus e trepa-pedras e passagens que podem estar encharcadas nos meses de chuva.
d. Esforço Físico – Moderado.

INFORMAÇÕES
- A RPPN conta com a estrutura de alguns quartos para alojamento, banheiros coletivos e bom estado e cozinha bem equipada.

- Contatos dos responsáveis pela RPPN para outras investidas:
- Jaime (proprietário): 61-99180983
- Adenilton (Caseiro): 61-91567237
- Tracklog da Caminhada e Mapa da Viagem disponíveis no portal www.wikiloc.com, no perfil do Grupo: GCaminhadasbsb

CUSTOS

- Alojamento: R$ 30,00; Camping: R$ 15,00; Ingresso; R$ 10,00; Cozinha: R$ 50,00 (custo coletivo para todos); e Guia: R$ 50,00 (para todos).

FOTOS

Nessa aventura formamos um time quase profissional de fotógrafos. Quem quiser se deliciar com os encantos de Cristalina e viajar na bela experiência que foi esse fim de semana, sugiro abrir os álbuns abaixo da Helenize, da Fabíola e do Thawber e do João Carlos. A Rafaela compartilhou suas fotos no Facebook.

TRILHA DO MIGUEL

Houve um tempo que costumávamos apelidar nossas trilhas, associando algum fato pitoresco ou alegre da caminhada. Essa, pela alegria do rapaz e especialmente pela felicidade da super-mãe, propomos que a gente dê o nome de "Trilha do Miguel".