11 de set. de 2010

08/09/2010 - Trilha Indaiá - Itiquira

A trilha Indaiá – Itiquira superou as expectativas em relação ao número de participantes. Apesar de todos os acontecimentos em torno do Feriado da Independência, 24 pessoas participaram da caminhada que margeou o Rio Indaiá até o alto do Salto Itiquira.
O Grupo se reuniu em frente ao posto Colorado (Sobradinho) e seguiu em comboio no sentido Formosa – GO. A viagem, com aproximadamente 1 hora de duração, foi bem tranquila. Rapidamente acessamos as fazendas da Região e a estrada sem asfalto já nos libertava da cidade.
O acesso ao percusso se dá via propriedade privada, Fazenda Indaiá – que comercializa água mineral de mesmo nome –, e custa R$ 10,00 por pessoas. Cumprindo as formalidades, seguimos rumo ao Salto Itiquira.






O Grupo







Dia quente e sol a pino, começamos a trilha já em busca do melhor caminho. E nada melhor do que começar atravessando o rio e testando os calçados (rsrs). Pouco tempo depois o lugar já nos proporciona a visão de uma bela cachoeira formada pelo Indaiá. Parada estratégica para fotos e observação da força das águas daquele rio que a pouco cruzamos.


Fizemos o caminho com apenas uma parada para refrescar, mais ou menos 1h15min após o início da caminhada, depois da descida mais puxada do percusso. Baterias recarregadas, seguimos nosso caminho contemplando as belezas do Cerrado e acompanhado o Rio Indaiá, que hora ficava bem ao nosso lado, hora bem mais abaixo, devido ao relevo do terreno. E em seguida foi atravessado novamente.
Com mais 45min de caminhada chegamos ao alto do Salto Itiquira. O Indaiá forma pequenos poços excelentes para banho e as quedas proporcionam hidromassagem natural aos banhistas. De cima é possível ver o Parque Municipal de Itiquira com o estacionamento lotado e cheio de gente circulando. Pessoas atraídas pela grandiosidade do 2º maior salto do Brasil em altura (169 metros).
Ficamos por ali, olhando de cima e aproveitando a água fria e revigorante. Extasiados “levantamos acampamento” e refizemos o caminho de volta.

Por Fernanda Nascimento

Fotos: http://picasaweb.google.com/caminhardf/IndaiaItiquira#






O caminho














2 comentários:

  1. Lá é lindo mesmo já fui mas pelo outro caminho,
    quero fazer essa trilha pelo indaiá

    ResponderExcluir
  2. Veja o video Ela Nadou Pelada do Yan Carso e descubra que estrangeiras (alemã) pode entrar nua e sair pelada de lá. Tendo acesso livre peladona em qualquer lugar público de lá.

    ResponderExcluir