9 de set. de 2010

Cavalcante - GO

Com alguns ajustes conseguimos manter o combinado nas atividades em Cavalcante.

No Sábado dia seguimos até a Ponte de Pedra numa forte subida de 3km e outros 3km de caminhada plana.
Lá de cima se tem a vista do vale do Parque Nacional e do Rio São Bartolomeu, por onde segue a estrada para Colinas do Sul.

No Domingo fomos à Comunidade do Engenho II ver as Cachoeiras Santa Bárbara, Tiririca e Capivara. A Caminhada é leve e a paisagem é muito bonita. O que vale à pena alertar é o cuidado que devemos ter na travessia dos riachos, principalmente, com soa carros mais baixos.

2ª feira, com algumas baixas, pois parte do grupo voltou mais cedo e outros preferiram ficar na cidade, seguimos para as Cachoeira do Prata. Porém, em função do atraso provocado pelo defeito no freio de um dos carros, saimos tarde e nem todos foram até a ultima Cachoeira, Rei do Prata. Apenas Marlon e Neutonia que acaparam por lá tiveram esse prazer.

No último dia saímos cedo, almoçamos no Poço Encantado, perto de Teresina de Goiás, e chegamos em Brasília por volta das 17h.

Pensando em atividades mais desafiadoras, consgui reunir informações para duas caminhadas mais longas que podemos fazer no futuro:

1) Travessia da BR 010, na altura de Teresina de Goiás, até Cavalcante acompanhando o Rio das Almas e passando pela Cachoeira Santana. O caminho contorna a parte alta do Parque. São cerca de 13km.

2) Travessia do Engenho II ao Vão do Moleque. As duas maiores comunidades Quilombolas da Região. São cerca de 30km. Tenho dados e indicações de guias experientes e alternativas de retorno/resgate.

Nos próximos dias registro os detalhes das idéias.

Aproveito para agradecer à agradavel companhia de Clara, Marcia, Angélica, Andréa, Nautonia, Marlon, Moacir, Sandra, Paula, Lígia, Marconi, Eder e Marco Aurélio.


Abaixo segue atalho para o Álbum no Picasa:

http://picasaweb.google.com.br/caminhardf/20100904_Cavalcante#


Por:
João Carlos Machado
joaocarlos.machado@gmail.com





























































2 comentários:

  1. Parabéns já adicionei vocês nos meus favoritos. Espero participar um dia com você das caminhadas.
    André

    http://canal100parar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Haja disposição para ir até a santa bárbara. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir