27 de set. de 2012

Participação no 2o. Curso de Iniciação à Orientação 2012 e 4a. Etapa Sprint – DF, em 23 e 24/09/2012


No sábado, 23/09, houve um curso de iniciação ao "Esporte Orientação", que é como eles gostam que seja chamado este esporte. Foi no Colégio Militar de Brasília, e começou  às 8h15, aproximadamente, com a participação de umas 30-35 pessoas.

Este esporte consiste em fazer um percurso no menor tempo possível. Neste percurso existem pontos de controle ("PC") (máximo de 30) que devem ser atingidos pelos atletas, em ordem. Tradicionalmente, a cada PC o atleta fazia uma perfuração em um cartão usando um marcador lá existente, com um padrão de perfuração único para aquele ponto. Assim, o atleta poderia comprovar sua passagem por cada um deles. Atualmente, o atleta carrega um "chip" que introduz numa maquininha no PC, que registra a sua passagem lá e o momento em que se deu.

O percurso é orientado por um mapa detalhado do terreno, com marcações usando simbologia própria do esporte para identificar os diversos elementos naturais ou artificiais existentes, e por uma bússola. Nenhum outro instrumento é permitido.

Fomos apresentados aos sinais de marcação dos mapas e da carta que resume os PCs a serem atingidos, e também fomos ensinados como bem alinhar o mapa com o norte da bússola, para uma perfeita orientação. Brevemente, foi conceituado o termo “azimute” (“ângulo formado pelo norte magnético, indicado pela agulha imantada da bússola, e uma direção”), fizemos, individualmente,  calibração do número de passos para percorrer 100m, caminhando ou correndo, como técnica para medir o terreno percorrido, discutimos sobre curvas de nível. Foi tudo num nível bem simplificado, sem preocupação de domínio de tudo no momento. Foi também falado sobre a história do esporte, sua origem, e que nos países nórdicos se aprende sobre orientação na escola, desde pequeno.

À tarde, fizemos um percurso de demonstração, marcado no próprio pátio do colégio. O encerramento foi por volta de 15h30. Vale registrar que, antes disso, foi-nos oferecida uma excelente galinhada como almoço.

Um dos instrutores do curso, ao saber que estávamos lá interessados em ver como aproveitar a experiência do esporte para nossas caminhadas, se dispôs a nos acompanhar em alguma trilha para juntos confeccionarmos um mapa usando os recursos do esporte. Acho uma oportunidade interessante e deveríamos nos organizar para fazer isso.

No domingo, 24,  houve a IV Etapa do Circuito Sprint do DF, e nós que fizemos o curso estávamos automaticamente inscritos. "Sprint" é uma das modalidades / categorias da Orientação. É a mais simples e rápida, com os primeiros colocados terminando em 15-20 minutos, para uma extensão de 2-3 km. É urbana ou semi-urbana. As outras modalidades são mais longas, até mais de 20 km, em geral em ambiente rural.

Um ponto alto do esporte é que ele é absolutamente inclusivo, divido em um grande número de categorias formadas por combinação de gênero, de faixa etária (bem subdividida) e  de grau de experiência.   Como exemplo. A categoria H55N é para homem, 55-60 anos, novato.  Apesar de ser competitivo (" fazer o  percurso no menor tempo"), competitividade não é o clima que prevalece.

Participaram: Moacir Pedroso, Teófilo, Roberto Hochino e Fabrício.

Como comentário final, acho que foi muito interessante e penso que voltarei a me aventurar em alguma outra etapa. Possivelmente haverá outro curso de iniciação antes do fim do ano. Encorajo todos os caminhantes a participarem. Verifiquem em http://www.fodf.com.br.

Por Moacir Pedroso

Um comentário:

  1. Prezados,

    vi que as postagens do blog são antigas, mas gostaria de saber se o grupo ainda se reúne para as trilhas.

    abraço

    ResponderExcluir