29 de set. de 2010

Ribeirão dos Topázios

Local: RPPN Linda Serra dos Topázios
Município/Estado: Cristalina - GO
Contatos: Jurandir guia 61 9231-9399 8110-1705/Jaime proprietário 61 9918-0983(fixo)

8135-6822(celular).
Data das visitas: 25 e 26/09/2010 (dois grupos diferentes fizeram a caminhada.
Como chegamos: 150km distante da rodoviária de Brasília, seguindo pela BR-040 até Cristalina entrando à direita 3km após a rodoviária e seguindo mais 12 km em estrada de barro de acordo com as placas indicativas.
O que visitamos: Vale do Ribeirão dos Topázios com 2 poços límpidos e profundos e a Garganta, após o terceiro poço com acesso via pequena escalada. A Garganta só é acessível com o nível mínimo de água do rio e com muita dificuldade.O Ribeirão dos Topázios é afluente do Rio Corumbá.
O que levamos: água, lanche, roupa de banho, protetor solar, saco para coleta de lixo, boné, bota. Se fosse para descer a garganta, seriam necessários 20 m de corda para quem tem experiência e mochila preparada para submersão porque a descida é por dentro da queda d´água.
Tempo de caminhada: se estacionar o carro na estrada de acesso ao rio topázio no local onde a passagem de carro não tracionado fica difícil, a caminhada até o 2º poço demorou 1:30 minutos. A volta demorou 01 hora. Lembrando que ficamos 02 horas no início do cânion no segundo poço.
Grau de dificuldade: fácil a médio, a caminhada para o rio Topázio e retornar. Lembrando que na época da seca é necessário preparar-se para passar por galhos secos. Com uma distância aproximada de 10km de ida e volta.
Valor do ingresso: R$ 10,00 por pessoa por dia.
Necessidade de guia: é permitida a visita sem guia, porém a primeira visita deve ser com guia porque existem várias trilhas e estradas dentro da RPPN.
Participantes: Dia 25: Clauber, Fabiane, Fernanda, Maria Clara, Márcia, Moacir e Sandra. Dia 26: Orlando, Juliana, Pedro e Monika (Polonesa).
Dicas:
- Todas as 3 atrações ficam dentro da fazendo do Jaime que tem 500ha de área. É um senhor bem amistoso que tem uma grande consciência ecológica. Possui uma grande biblioteca e muito conhecimento sobre a história da região. Visitar este lugar e não trocar um dedo de prosa com Jaime é dar viagem de balde (perder uma grande oportunidade).
- É permitido acampar pagando-se mais R$ 20,00 por dia, desde que combinado antecipadamente por telefone.
- A RPPN Linda Serra dos Topázios é um centro astronômico vinculado à UNB pois Cristalina possui um dos céus mais limpos do Brasil na época da seca.
- Outras cachoeiras no município são as dos Ribeirões das Lajes e do Arrojado
Por: Clara e Orlando

Fotos: http://picasaweb.google.com/caminhardf/RebeiraoDosTopazios#
















O Grupo de Sábado:

















Teiu do pedaço
















Detalhe do Ribeirão dos Topázios















Depois do fogo ... primeiras a flores

2 comentários:

  1. TENHO O DESEJO DE VISITAR ESTE LUGAR.

    ResponderExcluir
  2. Beleza puríssima. Contando os dias para poder visitar.
    Márcio

    ResponderExcluir