20 de nov. de 2010

RELATO DO CAMPING NO BURACO DAS ARARAS E CACHOEIRA DO BISNAU

Local: Povoado de Bezerra
Município
: Formosa
Estado
: Goiás
Contatos
: Pamonharia do Bisnau (61) 3503.5154
Guia:
Mateus Alves (61) 9807.8541 – Falar com Dona Fátima
Data da visita
: 31/10 a 02/11/2010
Como chegamos
: BR 020
O que visitamos
: Buraco das Araras, Poço Azul, Sítio Arqueológico e Cachoeira do Bisnau
Participantes: (Grupo 1) Celso, Fernanda, Helenize e Orlando

Saímos do Lago Norte, domingo (31/10) às 14:00, no sentido Formosa-GO e seguimos direto para o Buraco das Araras. Caminho fácil, estrada boa, levamos apenas 2 horas para chegar, já incluindo a parada para catar as Cagaitas que se espalhavam por todo caminho – uma delícia de colheita!

Com o dia ainda claro, contornamos todo o Buraco contemplando a imensidão daquele lugar e procurando um bom lugar para armarmos nossas barracas. Muitos periquitos e Siriemas nos davam as boas vindas e logo avistamos também uma família de macacos pregos, inclusive com filhotes grudados nas costas das mamães. Minutos depois vimos um vulto preto na mesma árvore dos Pregos e que, pra nossa surpresa, revelou-se ser um enorme Macaco-Aranha. Foi mesmo fantástico ver aqueles animais em perfeita harmonia.


A vista era encantadora, tava tudo muito bem, muito lindo, mas começou a chover. Retornamos ao estacionamento e ficamos dentro do carro esperando a chuva passar. Esperamos aproximadamente 1h e nada de parar, já estava escurecendo, então decidimos armar um bivaque para servir de abrigo enquanto armávamos nossas barracas, ali mesmo no estacionamento. Camping montado, fizemos nossas refeições, tomamos um vinho e conversamos muito pra passar o tempo e logo nos recolhemos.

Noite tranquila, bem fria, com chuva insistente, porém fina. Pela manhã (01/11) a névoa cobria tudo, mas logo se dissipou e o sol despontou. Tomamos café e seguimos para o único caminho de decida sem cordas no Buraco. Porém a chuva havia deixado todo percurso muito escorregadio e com pedrinhas soltas, descemos um pouco, Orlando foi buscando alternativas, mas por segurança desistimos de continuar.

Voltamos pro carro, levantamos acampamento e fomos para Poço Azul, poucos quilômetros de distância dali, menos de 40 minutos estávamos diante do lugar mais lindo já visto até hoje (declaração unanime do grupo): O Poço Azul. Águas cristalinas e 8-9m de profundidade de um azul sem fim.

Mais do que satisfeitos com o que vimos e sentimos, seguimos para o Sítio Arqueológico e Cachoeira do Bisnau. Paramos na pamonharia da entrada da Fazenda, almoçamos, conversamos e acertamos com o Mateus Alves, guia-mirim que conhecia bem o lugar, e logo estávamos dentro da fazenda comendo Ingá Silvestre (delícia parte 2). Em poucos minutos estávamos tentando decifrar os desenhos que formam o Sítio Arqueológico. Uma tarefa não muito fácil, pois não há pessoal treinado para isso na Região, assim como não há fiscalização ou contenções para preservar o local.

Seguimos até a área de camping às margens do Rio, bem na cabeceira da Cachoeira do Bisnau. O lugar era semi-estruturado, havia uma mesa grande, churrasqueira, bancos e até um banheiro (sem água). Árvores enormes faziam sombra, o rio estava caudaloso e flores amarelas brotavam em meio às pedras. Um lugar perfeito para armar acampamento e assim o fizemos. Tomamos banho, jantamos e seguimos o ritual da conversa e do vinho. Também aproveitamos o céu limpo e ficamos deitados numa pedra contemplando as estrelas. Nesse momento percebemos que o volume d'água havia aumentado muito, pois já estava encobrindo as pedras que outrora caminhávamos sobre. Saímos dali, pois o risco de Tromba D'água era grande. Logo depois demos de cara com uma visitante tricolor, uma cobra coral, com mais ou menos 40 cm. Se era coral verdadeira ou não, isso nunca iremos saber, mas foi suficiente para nos deixar em alerta para tudo que se mexia.

No dia seguinte (02/11), Celso, Fernanda e Orlando levantaram acampamento e decidiram explorar um morro pedregoso que chamara nossa atenção no caminho, assim aproveitaríamos melhor o tempo enquanto esperávamos o 2 grupo para descer até a queda da Cachoeira.O morro não era muito alto, porém as pedras estavam soltas e havia muitas bromélias e cactos gigantes atrapalhando o subida, tentamos 3 vezes chegar ao topo, mas não foi possível. Já na descida Orlando e Fernanda foram atacados por um enxame de marimbondos – dolorosas e inesquecíveis picadas que foram cuidadas com os medicamentos que levamos.

Retornamos ao camping e fomos ao encontro do 2 grupo que já havia chegado e seguido para a cachoeira. Nesse momento houve muito desencontro, não conseguimos achar a trilha para descer e Orlando acabou se separando do grupo na tentativa de achar o caminho. Resultado, o grupo 2 fez um caminho, Orlando fez outro e Celso, Fernanda e Helenize fez outro. No fim todos chegaram à cachoeira e puderam admirar a grandeza daquelas quedas. Valeu a pena!

Voltamos rapidinho, pois estava se formando uma tempestade. Na área de camping fizemos a foto oficial e nos despedimos do Grupo 2. Ficamos por ali mais um pouco aproveitando o rio, comendo e conversando. No retorno paramos mais uma vez na pamonharia pra comer e pegamos a estrada de volta a Brasília, aonde chegamos às 18h. Foi um feriado muito proveitoso.


O que levamos: tudo de acampamento, lonas para chuva, pazinha para cocô e informações sobre como chegar.

Tempo de caminhada: 20min para circundar o Buraco das Araras; 10min da estrada até o Poço Azul; 40min do camping ao morro; e 30min da cabeceira até a queda da cachoeira do Bisnau.

Grau de dificuldade: Fácil, pouca caminhada, pois quase tudo era acessível de carro.

Custo da Viagem: (+ou-) R$ 40,00 (gasolina e entradas)

Necessidade de guia: SIM. Recomendamos o Guia-Mirim Mateus Alves (9807.8541), pois conhece bem a região.

Dicas: Cuidado ao informar-se com outros “guias”, pois percebeu-se um despreparo e desconhecimento do local.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante esse lugar, estou procurando um lugar trnquilo para pssar o ano novo, gostaria que me mandasse mais informaçoes, de como chegar, qual as estradas a percorrer, area de camping e se o lugar é tranquilo, etc... email prcotrim@hotmail.com
    Obrigado
    Paulo

    ResponderExcluir