21 de mar. de 2011

Trilha batizada pelo grupo como TRILHA DO CAJADO
Local: Serra do Catingueiro, nascentes do Rib. Contagem
Município/Estado: Sobradinho/DF, Comunidade Boa Vista, perto da Fercal

Data das visitas: dia 19 de março de 2011.
Como chegamos: DF 205, após a Fercal. Zona Rural de Sobradinho-DF. 19km a partir do Colorado, seguindo pela DF 150.
O que visitamos: Montanhas que fazem parte da área de Contagem e um dos rios que corta uma dessas montanhas.
O que levamos: água, lanche, roupa de banho, protetor solar, boné, máquinas fotográficas. Cajados!!!
Tempo de caminhada: 06 horas e meia. Começamos às 9:30 e terminamos às 16 horas.
Grau de dificuldade: médio a difícil, por causa de terreno íngreme e várias subidas de morro.
Valor do ingresso: não havia. Aliás, não vimos ninguém durante a trilha.
Necessidade de guia: é necessário alguém que já tenha feito antes. Há muitas marcas de trilha pelo caminho, mas houve um trecho sem trilha em que seguimos somente a orientação do GPS.
Participantes: João Carlos (organizador), Aureliano, Janette, Magnum, Marcelo, Josi, Rafael, Nazaré e Eran.
Dicas:
- O primeiro trecho da trilha já era uma subida íngreme e o Marcelo sugeriu que deveríamos ter caminhado um pouco por uma trilha menos íngreme para aquecer.
- Use um cajado porque tem subidas que são muito difíceis e sem ponto de apoio. Essas subidas de encosta de morro provavelmente teriam ficado inviabilizadas com a chuva. Tem também muito trecho de trilha beirando precipícios.
- Descemos um trecho por dentro do rio e foi a parte mais agradável porque o dia estava muito quente. Não havia grandes quedas d’água no trecho que andamos, mas foi possível tomar um banho e ficar por um bom tempo relaxando dentro da água. Rafael, João, Marcelo, Josi e Eran subiram o rio até uma queda d’água mas pelo relato do João não era muito aproveitável para banho, porque apesar de alta caia em filetes entranhados nas pedras.
- As vistas panorâmicas são estonteantes e nessa época do ano está tudo muito verde e viçoso.
- De acordo com Aureliano estávamos caminhando por um terreno de mais de 500 milhões de anos. Havia formações rochosas muito interessantes e de cor variada. Vimos extratos de pedra nas cores prata, vermelha e azul.
- Muitas, mas muitas borboletas mesmo!
- Encontramos um ponto alto com formações rochosas que fica perto da estrada de chão e seria um local muito bom para um LUAU e acampamento.
- Trilha noturna de nível perigoso porque há vários trechos de trilha que beiram precipícios.
- A volta da trilha foi feita pela estrada de terra que liga as fazendas da região
- A cerveja no boteco da Vila em que fica a trilha foi perfeita!
- O grupo estava muito animado e divertido. Pessoas agradáveis e de excelente humor!
Obrigada a tod@s pelos momentos inesquecíveis que passamos juntos!

Por: Janette

Subida do Nariz Quebrado

Nariz Quebrado

Alto do Nariz Quebrado

Chuva distante vista do Alto da Serra

Cachoeira na Nascente do Ribeirão Contagem

O Grupo reunido na parte mais alta da trilha